Encrespa Geral 2016: confira detalhes e programação

POR Vivi Najjar | Além da Juba

O Encrespa Geral – evento que visa conscientizar e inspirar o uso do cabelo natural, debater sobre as questões de preconceito, dificuldades e alegrias que envolvem o uso do cabelo crespo e consequentemente as questões raciais referentes a essa temática – chega à sua a 7ª edição neste domingo, 21 de agosto, em São Paulo.

 

A Casa das Caldeiras receberá, das 15h às 20h, uma programação cultural extensa com shows, desfile, palestra, debate e exposição de trabalhos de afroempreendedores, abordando questões políticas contra o preconceito e o racismo.

 

A idealizadora e diretora geral do evento, Eliane Serafim, que promove o evento desde 2013, afirma a importância de um evento para este nicho: “Todo evento que abre espaço para a Cultura Negra e tem condição de promover debates é importante. Nosso maior desafio é levar nossa mensagem com a mesma abordagem para todos os eventos que promovemos. Esses espaços de fala geram fortalecimento e precisamos muito disso”.

Encrespa geral 2016 – programação do evento – Juba de Leoa por Vivi Najjar

A palestra “Barreiras Sigilosas, obstáculos invisíveis, além do gênero” será conduzida por Alexandra Loras, consulesa da França em São Paulo, um dos ícones do empoderamento feminino e da representatividade da mulher negra no Brasil, forte influenciadora social.

 

A mesa de debate, sob o tema “Representatividade e Empoderamento”, contará com as participações de Priscila Fonseca (idealizadora do ‘Projeto Salomé – Mulheres Negras Escrevendo a Própria História’), Bel Santo Mayer (educadora social e coordenadora de projetos de formação em Diversidade, Direitos Humanos, Relações de Raça e Gênero) e também Alexandra Loras.

 

Anderson Jesus assina a exposição fotográfica “Outras rainhas africanas e seus reinos”, com imagens feitas na África. As fotos, numeradas, poderão ser adquiridas e autografadas por Anderson durante a exposição.

Encrespa geral 2016 – programação do evento – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Durante todo o evento haverá área de comidaria, apresentações de Jairo Pereira do Alpiste de Gente, desfile infantil da grife Crespinhos S/A e pocket shows com Liah Jones e Os Opalas, além de doze expositores variados.

 

Haverá, também, um espaço infantil, o “Encrespinha”, com muitas atividades lúdicas para os pequenos empoderados, lançamento e sessão de autógrafos do Livro “Meu Pai Vai me Buscar na Escola” do escritor e cartunista Junião e bailinho para fechar o dia!

 

Ainda esse ano haverá edições do Encrespa Geral também no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Maceió, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre, Dublin e Angola.

Encrespa geral 2016 – programação do evento – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Segundo Eliane Serafim, a expectativa e desafio para esta e as edições das próximas cidades “é de conseguir levar nossa mensagem de fortalecimento e continuar gerando pertencimento. Porque é o que a gente sente nesses espaços, como se estivessémos em família”.

 

“O Encrespa Geral é uma forma de resistência. É importante falar sobre a estética negra, porque em função dela, morremos todo santo dia. E não há como nos defendermos do racismo enquanto a gente não conseguir se amar em plenitude”, finaliza Eliane.

 

E com essa mensagem eu também finalizo, dizendo para irmos todos nos amarmos no Encrespa Geral!

 

Encrespa Geral

 

21/08/1016 – Domingo, das 15h às 20h

Local: Casa das Caldeiras

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca, São Paulo

Entrada franca

 

Programação

15:00 às 15:20: DJ Jean

15:20 às 16:00: Palestra – Barreiras Sigilosas, obstáculos invisíveis, além do gênero (por Alexandra Loras)

16:00 às 16:40: Alpiste de Gente (Direção Jairo Pereira)

16:40 às 17:30: Desfile Infantil Crespinhos SA

17:30 às 18:30: Mesa de Debate: Representatividade e Empoderamento (com Priscila Fonseca, Bel Santos Mayer, mediação: Silvia Nascimento)

 

Shows

18:30: Liah Jones

19:00: às 19:50: Os Opalas

20:00: Encerramento

 

Programação Encrespinha

15h – Dinâmica de boas-vindas (Coletivo Espelho Meu)

15h30 – Contação de Histórias (Coletivo Espelho Meu)

16h30 – Confeccção de bonecas Abayomi (Coletivo Espelho Meu)

17h – Omo Erê

18h – Capoeira (Coletivo Espelho Meu)

19h – Bailinho Encrespinha (Crespinhos)

 

Encrespa geral 2016 – programação do evento – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Encrespa geral 2016 – programação do evento – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Compartilhe esse post!
Receba todas as dicas por e-mail
Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Encrespa Geral 2016: confira detalhes e programação
  1. José Carlos Meireles de Souza

    Eu tenho interesse de conhecer mais sobre o movimento…. Sou afrobrasileiro do vale do rio doce no estado de minas gerais.