Um livro infantil para crianças cacheadas e crespas!

POR Vivi Najjar | Além da Juba

Um dia me falaram que existia cabelo ruim. Mas por quê?

Cabelo bom é o quê?

Cabelo bom é o que nasce, cresce e cai

Nasce de novo e por aí vai….

Que protege, penteia e enfeita

Que ilumina, enrola e me deixa satisfeita

Cabelo bom é esse aqui

Que me faz menina, alegre e perfeita!

Se é assim, todo cabelo é bom!

Cada um do seu jeito,

Cada um com seu direito

Grande, pequeno, liso ou enrolado

Branco, preto, vermelho, amarelo ou, até, azulado

Cabelo bom é o meu

Porque é com ele que eu posso fazer um lindo penteado. Bem enfeitado.

 

Livro infantil “Cabelo Bom É O Quê?”, para crianças crespas e crianças cacheadas – Yenzah –Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

 

Preocupado com o bullying que sofrem as crianças cacheadas e crespas de todo o Brasil, o diretor da empresa brasileira de beleza Yenzah, Rodrigo Goecks escreveu o livro infantil “Cabelo bom é o quê?”.

 

Quebrando o paradigma de que cabelos crespos e cacheados são sinônimos da expressão “cabelo ruim” que, aliás, sempre incomodou Rodrigo, ele lançou este livro para mostrar às crianças que todo cabelo é bom.

Livro infantil “Cabelo Bom É O Quê?”, para crianças crespas e crianças cacheadas – Yenzah –Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

“São inúmeros os exemplos de preconceito vivenciados pelas crianças devido a esta expressão, cabelo ruim, que é comum em todo o Brasil. Qual o impacto disso na autoestima das crianças? Criamos a campanha #cabeloboméomeu, com o livro, um vídeo com meninas de várias etnias e a hashtag, na web, para elevar a autoestima das crianças cacheadas e crespas, fortalecendo a relação das crianças com seu cabelo e, consequentemente, com a sua identidade. Estamos muito entusiasmados com o impacto transformador que pequenas ações como essas possuem”, explica Goecks.

 

A marca ainda produziu um lindo vídeo com meninas recitando o poema do livro.

Livro infantil “Cabelo Bom É O Quê?”, para crianças crespas e crianças cacheadas – Yenzah –Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

O livro faz parte das ações de lançamento da série de produtos Sou + Cachos, criada pela Yenzah, com a participação de quatro mil consumidoras, que foram responsáveis pela co-criação da linha. O livro pode ser comprado na loja virtual Casa 18.

 

O livro, ilustrado pela artista Anne Pires, estará disponível on-line para download, para uso pedagógico nas escolas. Trezentos livros serão doados para a Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa, na Rocinha. A Yenzah ainda terá preço subsidiado para escolas que queiram usar o material como recurso pedagógico.

Livro infantil “Cabelo Bom É O Quê?”, para crianças crespas e crianças cacheadas – Yenzah –Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

Livro infantil “Cabelo bom é o quê?”

De Rodrigo Goecks, com ilustrações de Anne Pires

Coleção “Um dia me falaram”

24 páginas

R$ 15 (site), R$ 5 (preço subsidiado para escolas)

 

Onde comprar?  http://loja.casa18.com.br/ 

Compartilhe esse post!
Receba todas as dicas por e-mail
Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Comentário:Um livro infantil para crianças cacheadas e crespas!
  1. Sumaia

    Excelente ideia de unir leitura e autoestima no trabalho com as crianças.

    • Cibele de freitas santos almeida

      Adorei a ideia O livro e o video me ajudará bastante em minha escola a qual trabalho.Gostaria muito ter receber estes materiais.Como posso adquirir.Pois aqui na minha cidade ainda tem este preconceito .Parabéns pela linda iniciativa deste belíssimo trabalho.

  2. Helena luiza reginaldo moraes

    Amei a ideia desde livro vou usa lo na creche onde trabalho

  3. Thaís

    Eu quero um…

  4. Aline

    Quero esse livro!

  5. Nice

    Eu conheci o autor do livro em uma cafeteria. Ao ver a ilustração da capa eu já me apaixonei. Ganhei o livro autografado! Esse livro é lindo e vale muito a pena ler.

  6. Maria das graças Lima Ribeiro silva

    Trabalho bonito!
    Parabéns.

  7. Mônica do Nascime Silva

    Uma perfeição de vídeo

  8. Glaucia Alvarez

    Amei!!! Parabéns

  9. Jackeline

    Maravilhoso,meu filho adorou.Ele até tem um parecido,O cabelo do Lelé,alguém conhece?Da para os pequenos aprender a valorizar as diferenças.

    • Vivi Najjar

      Vou procurar este livro! Obrigada pela dica! Bjs

  10. Solange Oliveira

    Amei…..era o estávamos precisando a muito tempo!!Nossas crianças clamavam por isso!!!Cabelos crespo é lindo!!!

  11. Michelli costa

    Como faço pra comprar o livro?

  12. Shirley Ferreira

    Maravilhoso!!! Temos que divulgar mais!!! Ruim é o preconceito…

  13. Analice Martins

    Para crianças cacheadas e crespas não. Para ‪#‎TODAS‬ as crianças!!!
    As crianças cacheadas e crespas devem aprender a se amar do jeito que são e as outras crianças devem aprender a respeitar a diversidade de cabelos existes e amar umas as outras independente dos tipos de cabelo!

  14. Cristiane Gaetho

    Amei a ideia!!! Em nossa escola temos um projeto ¨Africanidade – Concurso Beleza Negra” em que os segmentos trabalham o respeito e valorização da identidade. Gostaria de saber como adquirir um exemplar e/ou o caminho para download. E. M. Darcy Ribeiro – São Gonçalo – RJ

  15. PATRICIA L PEREIRA

    Olá! Gostaria de adquirir 3 exemplares, mas o site dá apenas a opção de 1 ou 30. Se eu fizer compras separadas, fica complicado por causa do frete. Como posso fazer? Obrigada!!

  16. Vilma

    Achei muito interessante este tema explorado, onde o intuito é desenvolver na criança a autoestima e combater o racismo e preconceito já na infância. Sendo assim, crescerão mais confiantes, seguros e cooperarão sem dúvida, para um futuro melhor! Parabéns.

  17. andrea Meirelles

    sou professora e estou montando um projeto com meus alunos e queria muito o livro…preciso pra ontem…não tem um link pra baixar ou alguém me ajudar com 1 livrinho….