Personagens cacheadas: representatividade importa!

POR Vivi Najjar | Além da Juba

Mesmo que em minúsculos passos, as personagens cacheadas e crespas têm conquistado espaço em grandes filmes. Este é um grande ganho na representatividade dos padrões que vão além das princesas de cabelos lisos, longos e, na maioria das vezes, loiros.

 

A Disney acabou de lançar o teaser de seu novo longa de animação, Moana – que é também o nome da personagem principal, uma corajosa jovem de cabelos ondulados que parte numa jornada marítima em busca de uma ilha mítica, enfrentando criaturas marinhas e descobrindo antigas histórias ao lado de Maui, um semideus havaiano.

 

Teaser de Moana – Walt Disney Animation Studios, com estreia prevista no Brasil para 05 de janeiro de 2017

 

A importância de se comemorar um destaque que deveria ser frívolo, já que representamos 11% da população mundial e 51,4% da população brasileira (considerando-se as pessoas de cabelos cacheados e crespos num mesmo grupo), é de inserir na cultura infantil que os cabelos crespos e cacheados também são lindos e possuem representatividade em filmes, contos e animações.

 

Esta sequência de personagens destaca a amada Merida, protagonista de Valente, que não só exibe seus lindos cachos, como também é uma Princesa que luta pela liberdade e desconstrói os padrões entre as princesas até então.

personagens cacheadas - princesas cacheadas - Merida - Valente - Juba de Leoa - Vivi Najjar

 

Em seguida veio a Tip, da animação Home – produzido pela DreamWorks Animation – que é uma garota negra de cabelos crespos. Foi a primeira vez que meninas negras puderam se espelhar numa personagem parecida fisicamente com elas e terem um exemplo positivo do quanto seus cabelos naturais podem – e devem – ser lindos.

 personagens cacheadas - princesas cacheadas - Tip - Home - Juba de Leoa - Vivi Najjar

 

Este crescente movimento é um reforço muito positivo que podemos dar à auto estima de nossas crianças, estimulando a aceitação de seus cabelos.

 

Fico muito feliz por termos mais uma Princesa para o nosso time!

Compartilhe esse post!
Receba todas as dicas por e-mail
Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *