Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns?

POR Vivi Najjar | Juba

Crianças não vêm com manuais de instruções, muito menos os seus cabelos.  Eu ainda não tenho filhos, mas uma das perguntas que mais recebo aqui no blog (e também nas redes sociais e pessoalmente) é sobre como cuidar dos cachos de crianças e nenéns.

 

Imagino que este seja um grande desafio, já que muitas mães e pais acabam por recorrer, como último recurso, às químicas na tentativa de amenizar o que acaba sendo um sofrimento. Digo sofrimento pois os cabelos cacheados e crespos são mais finos e delicados, então acabam necessitando de cuidados extras e, quando não tratados com carinho, resultam em nós doloridos de se desfazerem.

 

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Essa sou eu, esbanjando cachos, com apenas 1 ano de idade!

 

Eu mesma tenho a lembrança, desde muito pequena, de sentar-me na cama após lavar os cabelos, para que minha mãe desembaraçasse meus fios aplicando condicionador (naquela época não existiam cremes para pentear) num processo bem doloroso. E acredito que talvez este tenha sido um dos motivos desencadeadores para que, aos onze anos, começassem a fazer relaxamento na minha raiz.

 

Como eu ainda não tenho a experiência de cuidar de cabelos infantis, juntei aqui meus conhecimentos pessoais com os ensinamentos que Lorraine Massey traz em seu livro “Curly Girl: The Handbook”, para montar este manual sobre como cuidar dos cachos de crianças e nenéns.

 

 

Manual de como cuidar dos cachos de crianças e nenéns

 

 

Lavando os cabelos

 

– Peça para a criança olhar para cima e molhe o cabelo com cuidado e uniformemente.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – lavando cabelo de criança – livro Curly Girl –Lorraine Massey – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Imagem do livro Curly Girl, de Lorraine Massey

 

– Com uma das mãos em formato de concha, aplique o shampoo nas pontas dos dedos (se a criança tiver cabelo fino, use no máximo ¼ de colher de chá). Distribua uniformemente o produto nas pontas dos dedos da outra mão e depois use movimentos firmes e circulares com as pontas dos dedos para massagear o couro cabeludo.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – lavando cabelo de criança – livro Curly Girl –Lorraine Massey – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Imagem do livro Curly Girl, de Lorraine Massey

 

– Peça novamente para a criança olhar para o teto e enxágue bem o shampoo. Tente proteger o cabelo com as mãos em forma de concha, deixando a água fluir por elas como através de uma peneira, isso ajuda a proteger a formação dos cachos.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – lavando cabelo de criança – livro Curly Girl –Lorraine Massey – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Imagem do livro Curly Girl, de Lorraine Massey

 

– Coloque um punhado de condicionador nas mãos, esfregue-as e espalhe uniformemente pela camada superior do cabelo da criança, como se estivesse colocando glacê em um bolo (a quantidade é variável, crianças mais velhas e com cachos compridos e fios grossos vão exigir mais condicionador do que uma criança mais nova com cabelo curto e fino). Use os dedos para espalhar suavemente o condicionador no cabelo molhado, começando pelas pontas e indo até em cima, para desembaraçá-lo.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – lavando cabelo de criança – livro Curly Girl –Lorraine Massey – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Imagem do livro Curly Girl, de Lorraine Massey

*Atenção: Agora é a hora de desembaraçar os fios, usando os dedos, gentilmente, e com condicionador! Os fios crespos e cacheados quebram com facilidade, então tenha cuidado ao desembaraçar ou soltar nós.

– Aplique um punhado adicional de condicionador na parte de trás do cabelo, perto da nuca, ponto com maior tendência a embaraçar e dar nós.

 

– Enxágue o cabelo. Aqui você pode escolher se vai deixar um pouco de condicionar ou se vai enxaguar completamente e aplicar um creme para pentear durante a finalização. Isso vai depender de como cada cabelo reagirá (O livro Curly Girl, no qual eu estou inspirando este passo a passo, indica que se enxague parcialmente ou, até mesmo, não enxágue o condicionador).

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – lavando cabelo de criança – livro Curly Girl –Lorraine Massey – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Imagem do livro Curly Girl, de Lorraine Massey

 

 

Como tirar os nós e desembaraçar o cabelo?

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – Como desembaraçar cabelo de criança - Juba de Leoa por Vivi Najjar

– Durante o banho, já com condicionador, penteie os fios com os dedos.

– Quando encontrar um nó, aplique mais condicionador no nó e ao redor dele. Isole o nó com uma das mãos e, com a outra mão, tire delicadamente, cada fio de cabelo do nó.

– Nunca tente desembaraçar ou retirar nós sem condicionador, pois isso só quebra e arranca o cabelo, gerando mais nós.

– Não use escovas ou pentes. Isso vai partir e puxar o cabelo além de fundir as cutículas abertas.

 

 

Finalizando os cachos

 

– Se você optou por enxaguar parcialmente ou não enxaguar o condicionador, assim que a criança tiver saído do banho, peça para que ela abaixe um pouco a cabeça e, com uma camiseta velha de algodão, papel toalha ou toalha de microfibra, amasse os cachos de baixo para cima na direção da raiz. Assim você removerá o excesso de água e de produto e definirá os cachos.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – finalizando cabelo cacheado de criança – livro Curly Girl –Lorraine Massey – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Imagem do livro Curly Girl, de Lorraine Massey

 

– Caso tenha enxaguado todo o condicionador, aplique um creme para pentear, separe as mechas com os dedos e repita o procedimento anterior de amassar os cachos com uma camiseta de algodão, papel toalha ou toalha de microfibra.

 

– As crianças têm os cabelos naturalmente mais saudáveis e hidratados que os adultos, mas ocasionalmente pode ser necessário usar um óleo vegetal antes do creme de pentear ou um gel após o creme, caso seu filho ou filha tenha um cabelo com alto teor de frizz.

 

 

Para não lavar todos os dias

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – borrifador – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Para evitar a lavagem diária e, ainda assim, manter os cachos bonitos e definidos, você pode borrifar água nos cabelos nos dias em que intercalar a lavagem e, se necessário, aplicar mais um pouco de creme e amassar os cachinhos.

Também é possível deixar um borrifador pronto com uma misturinha de creme diluído em água.

 

 

Qual o melhor jeito de cortar?

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – cortar cabelos cacheados infantis – Juba de Leoa por Vivi Najjar

Assim como os cabelos cacheados ou crespos de adultos, a melhor forma de cortar os cabelos dos pequenos é seco – tanto para as meninas quanto para os meninos.

Diferente do cabelo liso, os cachos ganham outra forma e proporção ao secarem. Mesmo que não haja profissionais especializados em salões infantis, eu aconselharia a cortar com um “cabeleireiro de adulto” que entenda de cabelos crespos e cacheados.

 

 

Que produtos usar?

 

Shampoo

Procure shampoos sem sulfatos, pois são menos agressivos aos fios. Você pode consultar as tabelas de sulfatos e verificar as composições, mas existem diversas opções no mercado.

Outra dica é procurar shampoos indicados especificamente para cabelos cacheados, pois eles costumam ter componentes hidratantes na fórmula.

 

 

Condicionador

Uma boa alternativa são os condicionadores sem derivados minerais. Para descomplicar, eu diria que quanto mais hidratante for o condicionador, mais os cachos da sua criança vão gostar. Você também pode substituir por uma máscara. Busque produtos indicados para cabelos crespos, cacheados ou secos.

 

 

Creme para Pentear

A necessidade da consistência do produto vai variar conforme o fio e a estrutura do cacho. Cabelos mais crespos pedem cremes mais consistentes e fios mais soltos se dão melhor com leave ins menos espessos.

 

 

 

Óleo

Opte sempre por óleos vegetais. As melhores pedidas são o óleo de coco e o azeite extra virgem. Mais natural impossível!

 

 

Gel

Quando necessário, aplique o gel por cima do creme para pentear. Procure as versões sem álcool.

 

 

 

Cuidados adicionais

 

Nunca prenda o cabelo molhado ou úmido. Isso pode gerar mofo e problemas nos fios e couro cabeludo, além de quebra.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – dicas para os cachos infantis – elásticos de cabelo – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

– Evite rabos de cavalo apertados demais. A tensão pode causar queda de cabelo!

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – dicas para os cachos infantis – rabo de cavalo – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

– Jamais penteie o cabelo seco (para quem tem o cabelo crespo ou cacheado isso parece óbvio, mas alguns pais lisos têm crias cacheadas).

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – não penteie o cabelo seco – rabo de cavalo – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

– Evite pentes e escovas. A melhor forma de desembaraçar os cachos é com os dedos.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – evite pentes e escovas – rabo de cavalo – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

– Procure colocar uma fronha de cetim no travesseiro de sua criança. Ela minimiza o atrito com o cabelo, evita a quebra e diminui o frizz.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – fronha de cetim– Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

– Se decidir prender ou fazer um penteado, tenha em mente que terá que lavar o cabelo de sua filha depois disso. Não tem jeito, os cachos esticam e ficam marcados ao serem presos.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – penteado cacheado infantil – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

– Para um cuidado extra, aplique óleo de coco extra virgem nos fios uma hora antes de lavar o cabelo.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – oleo de coco – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

 

Como ensinar a criança a cuidar dos cabelos?

Uma boa forma de estimular e ensinar o cuidado com os cabelos, é transformar este momento em algo prazeroso. Vá descrevendo o que está fazendo e o porquê daquilo. Assim, quando for o momento, a criança já saberá o passo a passo.

Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns – aprendendo a cuidar dos cachos – Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

 

Como estimular a criança a gostar do próprio cabelo?

Se você, mãe ou pai, tem cabelo liso e sua filha ou filho têm cabelo cacheado, aponte pessoas na rua com cabelos com os deles e elogie. Demonstre o quanto gosta de seus cabelos e elogie, também, os seus cachos, dizendo o quanto os cabelos naturais são lindos (independente do que as outras crianças digam). Traga referências de revistas ou da internet e procurem juntos cabelos inspiradores. Se você tiver uma amiga ou amigo de cabelos enrolados, peça que dê dicas e lhes ensine como cuidar do cabelo.

 

Agora, se você nega seus cachos, não há, neste mundo, uma forma desta criança amar o próprio cabelo enquanto você não gostar do seu. Uma mensagem negativa de quem lhe serve de exemplo vale muito mais do que quaisquer palavras, né?

 

Se você tem fios cacheados ou crespos assim como de seu filho e ama e cuida de seu cabelo, acho que o trabalho está feito.

Compartilhe esse post!
Receba todas as dicas por e-mail
Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Como cuidar dos cachos de crianças e nenéns?
  1. Angelica

    tenho duas filhas, uma com cabelo liso e seco na nuca e a outra com cabelos cacheados seco na testa. E ambas estao com os cabelos bem sem vida, sem brilho seco. Eu estou usando nelas é o shampoo e condicionador da Pantene, sera que esta errado, se sim qual devo usar. Me ajudem por favor a 1º tem 9 anos e a 2º tem 5 anos.

    Aguardo um retorno.

    • Vivi Najjar

      Oi, Angelica! Não tem certo e errado por aqui. Quem vai te dizer isso é o cabelo delas. Se estiver funcionando, ótimo! Senão, te aconselho a testar outros produtos para encontrar os que se adaptem melhor às texturas de cada uma delas. Qualquer coisa estou por aqui. Beijos