O que é No Poo?

POR Vivi Najjar | Resenhas

O No Poo é uma técnica criada pela cabeleireira norte americana Lorraine Massey, inicialmente pensando nos cabelos crespos e cacheados devido aos cuidados maiores que eles requerem, e que atualmente já conquista as cabeças de todas as texturas em grande parte do mundo.

O que é No Poo - Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

O que é No Poo?

A rotina do No Poo consiste, basicamente, em eliminar todo e qualquer tipo de sulfatos e derivados minerais, assim como no Low Poo, e também os silicones insolúveis em água das composições dos produtos de cabelos.

 

Ao eliminar o uso de derivados minerais (que aparecem nos rótulos como Parafina, Petrolato ou Vaselina) e silicones insolúveis em água das composições de condicionadores, leave ins, óleos e demais finalizadores, suprime-se a necessidade da utilização de shampoos que contenham sulfatos em suas fórmulas.

 

Assim, o ciclo vicioso que se gera através do uso de derivados minerais e sua remoção através de sulfatos fortes e o uso de silicones insolúveis e a remoção através de sulfatos leves é completamente extinto.

 

Na técnica do No Poo são liberados apenas os silicones solúveis em água que, como o próprio nome diz, não necessitam de agentes surfactantes para sua remoção.

 

Como começar o No Poo?

Para iniciarmos a técnica do No Poo, tudo o que precisamos é de um shampoo com sulfato, ou seja, um shampoo comum para retirar os derivados minerais e silicones acumulados no cabelo. Basta fazer uma lavagem com qualquer shampoo que você tenha em mãos e seguir, a partir daí, utilizando produtos liberados para a técnica.

 

Para quem já segue a técnica do Low Poo, basta uma lavagem com shampoo sem sulfato para prosseguir com os produtos liberados.

 

Quais são os produtos liberados para No Poo?

São basicamente quaisquer produtos que não contenham sulfatosderivados minerais e silicones insolúveis em suas composições. Para identificá-los, basta ter em mão estas tabelas e consultá-las na hora de comprar seus produtos.

 

O que é No Poo - Lista de sulfatos - Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

 

O que é No Poo - lista de derivados minerais e silicones insolúveis - Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

Aqui no blog todos os produtos que indico são liberados para Low Poo e alguns liberados para No Poo.

 

Como é feita a higienização do cabelo e couro cabeludo?

Na técnica do No Poo, nós removemos da nossa rotina todos os derivados minerais e silicones insolúveis. Assim, torna-se desnecessária a utilização de shampoos (tanto os com sulfatos fortes, como os chamados sem sulfatos, que são utilizados na técnica de Low Poo) e, como não há silicones insolúveis para serem removidos, os shampoos podem até prejudicar os fios ao tirarem sua proteção e hidratação.

 

Assim, a limpeza do couro cabeludo e do cabelo é feita através da técnica de Co Wash (abreviação de Conditioner Washing), que significa lavar com condicionador.

 

O condicionador para Co Wash deve ser livre de quaisquer silicones, tanto insolúveis como solúveis (conforme a tabela abaixo), e quando aplicado no couro cabeludo molhado, “enluva” a sujeira, removendo-a, o que é facilitado pela ação mecânica que se aplica ao esfregá-lo.

 

O que é No Poo - Lista de silicones solúveis - Blog Juba de Leoa por Vivi Najjar

 

Também é possível adicionar Anfótero ou Cocoamidopropil Betaína / Cocamidopropyl Betaine – agente de limpeza capaz de remover silicones insolúveis – no seu condicionador de Co Wash, numa proporção de 5ml para cada 100ml de condicionador.

 

 

Saiba mais sobre as técnicas de No Poo e Low Poo.

 

Restou alguma dúvida sobre a técnica de No Poo? Faça sua pergunta.

Compartilhe esse post!
Receba todas as dicas por e-mail
Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *